terça-feira, 17 de agosto de 2010

Moda Grunge







Por muito tempo, aceitou-se que os estilos vão da passarela para as grandes correntes de moda e depois para as lojas de departamentos, se propagando e popularizando-se. Mas, nos anos 70 e 80 há indícios do processo inverso, “ecos da rua” sendo vistos na alta moda. No início dos anos 90, as coleções de renomados estilistas tornam-se repletas de referências ecléticas de subculturas do passado e do presente.

Diferente da cena punk, o grunge não surgiu como movimento contestatório e rebelde, ainda que tenha emergido do underground. Originalmente, os grunges, que nem sabiam que pertenciam a um movimento ou estilo, estavam mais para niilistas, alienados e introspectivos-auto-destrutivos.  O grunge começa nos anos 90 com mudanças na música. Algumas bandas de Seattle (USA), com influências dos anos 60 e 70, a meu ver, misturam elementos do som “punk” de nomes como Ramones e Iggy Pop às influências de Led Zeppelin. Assim, surgia um dos maiores nomes da música grunge: Nirvana. 

Moda grunge – a moda buscando inspiração na anti-moda. Nos anos 80, a moda também se apropriou largamente da anti-moda-punk. Contudo, o grunge não possuía os inspiradores detalhes oriundos do punk, como a maquiagem carregada, couros e vinis, alfinetes e cabelos super produzidos. Ao contrário, a inspiração para a moda grunge era a classe proletária de Seattle, com roupas muito largas e miseráveis, muitas vezes doadas, e camisa xadrez como a dos lenhadores. O visual era junkie, porque tanto o público, assim como as bandas, eram junkies, e as mangas compridas escondiam as picadas.


Em pouco tempo o estilo se popularizou pelo mundo, e blusões rasgados e puídos poderiam ser comprados em qualquer boutique por uns 200 dólares. Os meninos deixaram os cabelos crescer como os hippies e usavam calças extra-grandes, gorros e flanela xadrez (há quem diga que esse visual era como de alguém recém saído da cama). A moda, ao incorporar o estilo nas passarelas, também carrega elementos hippies: as cinturas das calças baixam e as bocas-de-sino voltam à cena, o cabelo das meninas era comprido e repartidos no meio. O grunge foi um estilo colorido, amarfanhado e roto, no qual roupas de fabricação doméstica, personalizadas ou de segunda mão eram usadas em camadas, complementadas por pesadas botas militares. Nesse contexto, destacaram-se, entre muitos outros, nomes como Anna Sui, Calvin Klein e Marc jacobs, que em 92 foi o primeiro a levar esse visual às passarelas. Na Inglaterra, o lar do “negligent-chic”, essa moda foi fortemente incorporada, adicionando as obrigatórias botas Doctor Marteen ao look. Enquanto isso, o terrible estilista John Galliano saía à noite pelos subúrbios ingleses para buscar inspiração nos trajes dos habitantes da rua e de albergues.  

  


grunge acaba se tornando um estilo revolucionário tanto na música, por ser um som desleixado e nunca antes visto, quanto na moda, pois contrastava com exagero e luxo dos anos 80, onde se sobressai a glamourosa moda italiana. Esta agora cede lugar às referências aos mendigos, roqueiros e drogados, se concentrado, principalmente, em estilistas ingleses e americanos. Nos anos 90, então, há na moda uma reversão completa de condições e significados. O grunge revoluciona a moda, se apropriando de elementos que sempre foram considerados impróprios a ela, retirando qualquer brilho e afetação da década passada, o que não deixou de ser uma reação ao consumo ostensivo que caracterizou os anos 80.  

Assim, muitos estilistas foram buscar inspiração em comunidades, cujos trajes e adornos não eram moldados por tendência. No entanto, fizeram dessas formas decadentes de viciados em droga uma forte tendência. É nessa época que se retoma o ideal de beleza da magérrima, cujo ícone era Kate Moss. Ela torna-se para os anos 90 o que Twiggy foi para a década de 60. A voga por modelos deste tipo e com um certo ar junkie foi alvo de muitas críticas ao ser ligada a distúrbios alimentares. O uso de modelos em fotografias feitas de maneira que sugerisse que essa extrema magreza se devia ao uso de drogas também foi condenado.
Na época, muita gente se recusou a pagar preços de passarelas por um visual de loja de caridade. E agora, com a presença do estilo neo-grunge e a tendência fortíssima das sobreposições de peças, tem muita gente não entendendo nada e estranhando... 


Nas passarelas ou na rua.


Agyness Deyn, cool, como só ela combina a camisa com leggings de couro e cintos de tachas.
+ lencinho no pescoço!




Nas passarelas




Nirvana: inspiração para o estilo Grunge



Entre idas e vindas, o xadrez aparece revisitado de tempos em tempos.
Agora
 é hora de padrões grunge com pintadas de fetichismo rock’n’roll.


Para Fazer o look, combine o xadrez com peças de couro, meia-calça fina e camiseta junkie. 
Botinhas ou sandálias pesadas e detalhes de tachas fecham a equação.

Bei_Ju´s



3 comentários:

  1. JULIANA,

    VOCÊ QUE JÁ FOI ATÉ TEMA DE MÚSICA, ESPERO QUE SEJA TAMBÉM, MINHA MAIS NOVA AMIGA VIRTUAL.

    ADORO COISAS DE MULHER. TODAS!!!

    SEM ESTAS COISAS QUE VOCÊS FAZEM , INVENTAM, CRIAM, VESTEM E DESFILAM ESTE MUNDO SERIA INSUPORTÁVEL.

    VOCÊS SÃO A LUZ DA VIDA E O PERFUME DOS JARDINS DAS MINHAS MAIS FELIZES FANTASIAS.

    APLAUDO DE PÉ MULHER ELEGANTE, FINA, BEM VESTIDA,PERFUMADA, QUE SAIBA FALAR, SENTAR, COMER, CRUZAR AS PERNAS, FALAR EM PÚBLICO, SER FEMININA COM "F" MAIÚSCULO, EU REALMENTE, GOSTO, MUITO DISTO TUDO, E VIVO PARA ISTO.

    MULHER E HUMOR PARA MIM, SÃO AS MELHORES COISAS DA VIDA E, POR ESTA RAZÃO, ESTOU LHE CONVIDANDO PARA VISITAR O MEU BLOG,

    “HUMOR EM TEXTO”,

    NESTA SEMANA ESTAMOS ABORDANDO UMA QUESTÃO MUITO IMPORTANTE PARA A CIDADANIA BRASILEIRA E A BELEZA FEMININA.

    APESAR, DO BLOG SER DE HUMOR,

    VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE TOMAR CONHECIMENTO DE COMO OS NOTICÁRIOS VEICULADOS PELA MÍDIA ESTÃO INTERFERINDO DIRETAMENTE NA SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL E, ATÉ PROVOCANDO RUGAS PREMATURAS, NESTES ROSTINHOS MARAVILHOSOS.

    COM HUMOR ,OU SEJA COM O HUMOR QUE CONSEGUIMOS FAZER, ESTAMOS ALERTANDO PARA ISTO , SEM PALAVRAS CHULAS OU PORNOGRAFIA, POIS SOMOS UMA IMENSA FAMILIA DE SEGUIDORES (945 ATÉ AGORA) O QUE VOCÊ IRÁ COMPROVAR FACILMENTE.

    ESPERO PELA SUA VISITA,

    E PRINCIPALMENTE, PELO SEU COMENTÁRIO QUE ESTE SIM , É O MAIS IMPORTANTE DO NOSSO BLOG.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.


    PS. REPITO: EU GOSTO MUITO, DISTO TUDO.

    FALA SÉRIO!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Sou estudante e penso em fazer faculdade de moda, cada vez mais descubro um pouco desse "mundo" e fico fascinada.Gostei muito de seu blog e por incrivel que pareça está me ajudando a descobrir um pouco mais sobre cada estilo. Diria que o grunge para muitos ainda é uma incógnita, entretanto uma grande parte da população segue mesmo sem saber de sua existência...
    Brigada...Bjão

    ResponderExcluir
  3. Sou Produtor de Moda e estava a procura de fotos do estilo grunge e acabei encontrando seu blog por acaso, parabéns gostei muito.
    www.diegoorsini.com.br

    ResponderExcluir